Numa altura em que já só se houve músicas de Natal por todo o lado, dei por mim a pensar em algumas das minhas bandas sonoras favoritas de videojogos.
A banda sonora de qualquer pedaço de entretenimento sempre teve uma grande importância no impacto da mesma. Os videojogos não fogem à regra e, cada vez mais, existe um cuidado minucioso na hora da sua produção e execução. Os títulos que se seguem são alguns dos meus favoritos dos últimos anos, e o acompanhamento musical teve uma grande importância na imersão destes mundos.
Ok, aqui vamos nós.
Bloodborne
Uma mistura de sons góticos e contrabaixos que nos injetam com elevadas cargas de tensão e sufoco em muitos dos momentos do jogo. É particularmente em batalhas com bosses que a experiência auditiva sobe vários patamares de qualidade, proporcionando momentos extremamente intensos, onde até a minha respiração parava a cada novo golpe infligido pelo inimigo. A questão que se coloca é: para quando Bloodborne 2?
The Witcher 3: Wild Hunt
Por entre florestas ou castelos abandonados, montanhas ou catacumbas misteriosas, a experiência de Witcher 3 nunca seria a mesma se a banda sonora não fosse de alta qualidade. Durante meses e meses, acompanhou-me numa aventura épica e que para sempre irei recordar como o meu jogo favorito da Playstation 4. Isto diz muito porque vem de alguém que não é propriamente um fã de RPG’s. Para além do jogo, também os temas na Playstation 4 continuaram a dar música durante meses e meses. Nunca foi demais. Ok, a certa altura, tive de mudar.
Nier: Automata
As músicas deste jogo são algo muito único. Num mundo onde a tristeza e a melancolia reinam, a performance musical tornou estes sentimentos ainda mais pesados, resultando numa experiência muito especial. Para um final minimamente “verdadeiro”, o jogo exige que joguem, pelo menos, três playthroughs. Sem querer desvendar o porquê, cada um deles difere do anterior de diversas formas, oferecendo uma experiência continua. Sem dúvida, um dos melhores jogos desta geração.
https://www.youtube.com/watch?v=LtxAlH_EKLw
Red Dead Redemption 2
Depois de uma campanha com mais de 40 horas e momentos bastante intensos e emotivos, tudo isto não seria possível se o acompanhamento musical desta aventura não estivesse à altura de tudo o resto. Em baixo, podem ver uma atuação com algumas músicas do jogo, a qual aconteceu durante os Videogame Awards de 2018. Sem dúvida, um momento que gosto de recordar de vez em quando.
The Last of Us
Tal como muitas outras pessoas, a primeira vez que ouvi falar de Gustavo Santaolalla foi quando quis saber mais sobre a banda sonora de The Last of Us. A música não perde tempo em nos enfeitiçar e começa logo no menu de jogo. Os excelentes acordes musicais acompanharam-me ao longo de uma jornada que nunca esquecerei e que, para sempre será, um dos meus jogos favoritos.