Depois de tantos anos a ouvir falar bem do manga de Vinland Saga, eis que em 2019 foi adaptado para anime. Era então o momento ideal para finalmente me dedicar à série e ver o que tinha de tão especial. Deixem-me dizer que valeu a pena esperar pelo anime.
Quanto à história, esta é sobre Vikings e, mais essencialmente, Thorfinn, um miúdo que vê o seu pai ser assassinado numa emboscada. O seu pai era um grande guerreiro, mas agora retirado da linha da frente dos combates, vive pacatamente algures na Islândia. Após a sua morte, Thorfinn decidi vingá-lo ao matar o assassino do seu pai. O problema é que ele é muito novo e a tarefa é impossível.
Durante uma década, o seu objetivo continuou a ser matar Askellad (vilão principal e assassino do seu pai), e a sua evolução como personagem é bastante incrível. Passamos de um miúdo inofensivo e inocente, a alguém cheio de rancor e a tornar-se num guerreiro de topo, ágil e mortífero. Um autêntico assassino sem pudor, mas as suas ações estão unicamente relacionadas com a vingança que procura. Ele acaba por “trabalhar” para o assassino do seu pai, de forma a tê-lo sempre por perto para o tentar matar a qualquer altura. Os confrontos entre os dois acontecem algumas vezes, mas mais não digo.

Askellad é dos melhores personagens desta primeira temporada. Em certos momentos da história, pode-se considerar mesmo o personagem principal. O seu desenvolvimento é muito interessante e algo que se destaca na sua personalidade é a sua perspicácia e inteligência para diversos assuntos políticos, mas também a forma de estar em combate. Digamos que é daqueles vilões que, em muitos casos, nos acabam por conquistar e ficamos a torcer por eles.

O Príncipe Canuto é mais um personagem que sofre uma grande transformação e outro que é baseado na própria pessoa na vida real. A evolução de Canuto é absolutamente incrível, fugindo completamente aos seus comportamentos iniciais. Era alguém que não falava e mal olhava diretamente nos olhos de outra pessoa. Após determinados eventos, acaba por se transformar em alguém com novos ideais e uma renovada autoconfiança. Estou bastante curioso para continuar a ver a sua prestação numa possível segunda temporada.
A animação ficou a cargo do Wit Studio, empresa responsável pela animação de Attack on Titan, e isso pode-se ver em determinados momentos. Os combates estão muito bons e as expressões dos personagens também, principalmente em momentos chocantes ou de pura intensidade sentimental, seja negativa ou positiva. No que toca à banda sonora, existe um bom trabalho e quero salientar o excelente primeiro opening.

Vinland Saga é um anime com uma história muito boa e cheio de personagens cativantes. Tem um início algo calmo, mas compreende-se, pois, é uma fase de introdução aos diversos personagens. A ação é muito boa e a violência visual também é algo acentuada. Preparem-se para assistir a momentos de pura chacina de inocentes apanhados no meio das guerras e fora das mesmas, o que pode custar a ver tendo em conta a sua idade e gênero. Vinland Saga tem sempre um ambiente tenso no ar e as traições são algo bem presentes. Em certas alturas, fez-me lembrar Game of Thrones onde nunca se sabia se alguém iria acabar morto naquele momento ou não.
O final da temporada é incrível e aposto que muito dificilmente irão suspeitar dos acontecimentos na reta final. Foi algo inesperado e, no final, questionei-me como raio as coisas foram acabar daquela maneira, quando nada previa tal situação. O que posso dizer é que foi dos melhores últimos episódios que já em vi em anime.
Posto isto, se gostam de animes de ação, com bons personagens e uma boa história, então Vinland Saga é para vocês.