Hajime no Ippo é, de longe, um dos meus animes favoritos. O perfeito pacote de repleto de intensa e emocionante ação, comédia de rir e chorar por mais, e personagens incrivelmente bem desenvolvidas, são apenas alguns dos seus pontos fortes.
A publicação do manga começou em 1989 e já conta com mais de 30 anos e 129 volumes! Não é ao acaso que a obra sobrevive há várias décadas e a várias gerações de fãs; alguma coisa está a fazer bem com certeza. Desde séries a filmes, já são várias as adaptações e é por essa mesma razão que decidi criar um artigo para elucidar as pessoas que possam estar um pouco mais reticentes a começar. Afinal de contas, não posso deixar de sugerir as pessoas a ver uma das minhas séries favoritas, mas também uma das mais aclamadas pelo público em geral.
Makunouchi Ippo é um rapaz que vive com a sua mãe e, nas horas vagas, ajuda-a no seu trabalho. É muito humilde e trabalhador, mas alvo de algum bullying na escola. Após determinados eventos, cruza-se com Takamura, umas das caras principais da série, e um dos melhores pugilistas do ginásio ao qual se junta eventualmente. Takamura propõe-lhe um desafio e se ele conseguir superá-lo, então ensinar-lhe-á boxe. A partir daqui embarcamos numa aventura repleta de excelentes momentos de ação e comédia, com um incrível conjunto de personagens e combates que vos irão deixar na ponta do sofá! (Ou da cadeira, se for o caso.) Obviamente que não é preciso apreciar o desporto em causa na vida real, tal como eu não tenho qualquer interesse. Isso não me impediu de desfrutar de forma fervorosa desta série e só estou a dizer isto para que não torçam o nariz se isto também for a vossa situação. A sério, confiem em mim! Já alguma vez vos deixei mal? (É possível que sim…)
Quero chamar à atenção para algo que também se destaca na série. Contrariamente a muitos animes de desporto, em Hajime no Ippo os atletas não demonstram capacidades demasiado irrealistas. Tudo é, de um modo geral, plausível na forma como é apresentado, tirando talvez algumas técnicas fantásticas de se ver em ação.
Como já tinha referido, a sua publicação semanal continua ainda hoje e tendo em conta que a última série foi adaptada em 2013 (a primeira foi em 2000), significa que já existe material suficiente para uma nova adaptação de anime. Infelizmente, e depois de tantos anos, começo a perder a esperança de ver uma nova adaptação de Hajime no Ippo em toda a sua glória, tal como tudo o que foi feito até ao momento. Porém, enquanto eu e mais algumas pessoas esperamos por boas notícias, aqui fica a lista com a respetiva ordem para que possam entrar no incrível mundo de Hajime no Ippo.
Hajime no Ippo (Primeira Temporada)
A primeira série conta com, nada mais nada menos que, 75 episódios. Já são raras as séries com este número tão alto de episódios numa só temporada, mas garanto-vos que num instante acabam de ver.
Hajime no Ippo: Boxer no Kobushi (Especial)
Um episódio especial que foi lançado juntamente com os DVDs da primeira temporada. Este episódio mostra como Takamura entrou no mundo do boxe e se juntou à academia em foco na série.
Hajime no Ippo: Champion Road
Este é o filme que serve como sequela à primeira temporada.
Hajime no Ippo: Mashiba vs. Kimura
Esta OVA foca-se no lutador Tatsuya Kimura e na sua luta interior sobre o sentimento de estar a ficar para trás, comparativamente aos seus colegas do ginásio.
Hajime no Ippo: New Challenger (Segunda Temporada)
Esta segunda temporada conta com 26 episódios.
Hajime no Ippo: Rising (Terceira Temporada)
Esta terceira, e última, temporada conta com 25 episódios.
Estão decididos a dar uma oportunidade? Ainda não? Aqui fica o primeiro opening de todos, pode ser que ajude.