Outriders é o próximo jogo do estúdio People Can Fly, developer também responsável por Gears of War: Judgment e Bullestorm. Outriders é um shooter na terceira pessoa, com foco na narrativa e imensos elementos RPG, bem como um interessante sistema de loot e bom gameplay. De forma a ajudar na experiência, decidimos juntar algumas dicas que devem ter em mente nas primeiras horas de jogo. Estas foram feitas com base na demo, mas o artigo será atualizado com nova informação à medida que formos progredindo no jogo. Sem mais demoras, vamos a isto.
O mundo está dividido por World Tiers
Isto significa que existem diversos níveis de dificuldade, mas estes só vão desbloqueando à medida que forem progredindo no jogo. O aumento da dificuldade está, obviamente, associado ao nível dos inimigos e respetiva agressividade, bem como a qualidade do loot deixada pelos mesmos e recompensas das missões. Se a dada altura acharem que o jogo está muito difícil, podem sempre escolher o Tier anterior. Já agora: cada vez que desbloquearem um novo World Tier, não se esqueçam de fazer redeem ao loot correspondente, o qual tem que ser feito manualmente nesse mesmo menu.
É possível repetir missões
Ao contrário do habitual em certos tipos de jogos, Outriders permite repetir as missões secundárias, bem como as principais, o que permite fazer grind do loot e XP. No caso das missões secundárias, basta dirigirem-se ao local das mesmas, mas relativamente às principais, tem que ser feito através do menu do jogo e escolher o ponto da história de onde querem retomar. De salientar que o jogo não apaga o vosso progresso em diante; apenas o checkpoint ficará naquele local.
Recolher loot automaticamente
Relacionado com o ponto anterior, o jogo tem uma opção que permite ativar se queremos apanhar loot automaticamente, ou não. Caso queiram, depois também podem escolher a partir de que nível é que querem que isso aconteça. A título de exemplo, se só quiserem de itens “raros” para cima, então é escolher de acordo. Acaba por ser uma boa opção, embora recolher tudo também tenha as suas vantagens, seja para vender posteriormente, ou destruir de forma a obter recursos para o crafting.
Explorem todos os cantos do mapa
A exploração dos níveis, para além da rota principal, é altamente aconselhada, seja para obter munição, novas armas ou equipamentos. Estes podem ser encontrados numas caixas azuladas e facilmente visíveis ao longe. Por outro lado, muitas acabam por estar escondidas em determinados locais mais escondidos, o que implica desde logo a exploração forçada. Em suma, antes de passarem à zona seguinte, certifiquem-se que exploram sempre tudo, pois nunca se sabe quando poderão encontrar uma arma muito superior à atual, ou aquele equipamento cheio de estilo e com bons números.
Recursos para crafting
Ainda dentro do mesmo assunto do ponto anterior, ao explorarem os níveis, irão deparar-se com recursos que poderão ser extraídos das rochas e, mais uma vez, estarão assinalados a azul. São facilmente identificados ao longe e para os obter, basta interagir com eles. Estes recursos irão ser usados para crafting, uma vez que a mecânica fique disponível quando o jogo sair.
Atenção aos bónus dos Equipamentos / Armas
Muitas das armas e equipamentos dispõem de um bónus específico, o qual deve ser tido em conta quando decidem equipar algo. Estes podem ser vantajosos em determinadas situações, mas o seu verdadeiro potencial poderá apenas ser extraído quando se enquadra totalmente no vosso estilo de jogo ou classe, por isso atenção na escolha. Em suma, não basta fazer maior dano ou dar mais proteção; há que ter em conta os números extra se existirem.
Constante movimentação
No que diz respeito ao combate, e apesar do sistema de cover presente no jogo, é aconselhado a constante movimentação em campo. Os inimigos não se inibem em vir ter connosco, seja de forma direta ou a flanquear-nos. Se ficarem muito tempo parados no mesmo local, o caos poderá instalar-se rapidamente à vossa volta, resultando em enormes momentos de “salve-se quem puder”. Para além do inimigo nos forçar a mexer com a sua movimentação, também atiram imensas granadas com um enorme raio de alcance, o que nos obriga a fugir sempre que possível. Resumindo, não esperem ser atacados para se mexerem; planeiem de antemão.
Interromper ataques e habilidades dos inimigos
Os inimigos comuns não requerem uma grande filosofia para serem derrotados, mas se falarmos de Elites ou Bosses (com caveira vermelha sob a cabeça), então as coisas podem ficar um pouco mais intensas. Estes inimigos são obviamente muito mais poderosos e têm os próprios ataques especiais, os quais podem ser impedidos se usarmos a skill correta. Cada classe tem várias habilidades à sua disposição, mas para esta situação, é necessário usar uma que tenha “Interrupt” na sua descrição. Só estas serão capazes de quebrar a postura de certos inimigos e proporcionar momentos de vantagem durante o combate. Estas habilidades devem ser usadas quando aparecer uma barra amarela sob a cabeça do inimigo, a qual será facilmente visível quando acontecer.